Hora do Planeta – Férias Amigas do Ambiente
Hoje, dia 25 de março de 2023, é celebrada a Hora do Planeta, uma iniciativa que aspira sensibilizar à adoção de novas práticas para a proteção do planeta. Entre nesta iniciativa e conheça as nossas dicas para ter umas férias sustentáveis.
O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta é uma iniciativa criada pela World Wide Found, e desde 2007 que é celebrada. A primeira Hora do Planeta teve início em Sydney e dali se estendeu por ouros países para a promoção da consciencialização de práticas mais amigas do ambiente. Hoje, é um motor de uma das maiores campanhas contra as alterações climáticas que acontece sempre no último sábado de março. Começou num único país e atualmente, esta iniciativa, é celebrada em mais de 187 países.
Em 2014 foi alcançando um dos objetivos através de um pedido feito pelo embaixador Leonardo DiCaprio na cúpula das Nações Unidas. Finalmente as questões sobre o aquecimento global seriam debatidas e executadas ações urgentes em larga escala a nível global.
Dois anos depois, já em 2016, foi assinado o Acordo de Paris, com o propósito de reduzir as emissões de gazes de efeito de estufa, em que no programa também estão definidas metas para a temperatura média do planeta fique entre 1,5 e 2 graus.
Tal como o nome da iniciativa indica, no último sábado de março, nos é proposto desligar as luzes e aparelhos eletrónicos da nossa casa durante uma hora. Ao longo desse tempo, podemos também dedicar 60 minutos a atividades relacionadas com o tema. A hora marcada para apagar as luzes é das 20.30h às 21.30h do dia 25 de março.
Quem pode juntar-se à ação da Hora do Planeta?
Todos podem fazer a diferença ao longo de 60 minutos no último sábado de março. Cada cidadão na sua própria casa pode juntar-se ao desligar a eletricidade na totalidade e ainda fazer atividades ligadas a esta temática. A organização World Wide Found, menciona uma atividade que pode ser aplicada no seu dia a dia. Consiste na organização de refeições variadas, onde é reduzido o consumo de proteína animal e promovido o uso de produtos frescos que respeite a sazonalidade de cada um. Esta pequena mudança no seu comportamento ajudará a descarbonizar o planeta. Siga mais dicas sobre esta atividade amiga do ambiente.
Não só os cidadãos podem se juntar a esta iniciativa, como também as empresas, as organizações e ainda os municípios.
Como desfrutar de férias amigas do ambiente?
Em primeiro lugar, a escolha do local para as suas férias deve ser pensada conforme o desempenho no combate da pegada carbónica. As alterações climáticas são um problema que atinge todo o globo, e como tal, os países da UE devem continuar a trabalhar em conjunto na redução da pegada de carbono, tal como foi estabelecido no Acordo de Paris. Em 2050 a pegada de carbono deverá ser neutra e a Europa, será a primeira economia e sociedade a fazê-lo. Em geral, todos os países da União Europeia estão a no bom caminho para chegar a esta meta e os viajantes devem escolher destinos de férias que se comprometam e diminuir a pegada de carbono. Veja em que posições se encontram os países.
Portugal já faz vários esforços nesse sentido e no resort Jardim da Meia Praia, queremos contribuir para esta meta ao dispormos de várias medidas amigas do ambiente. Para que este projeto continue, contamos com a colaboração de cada hóspede do nosso resort. Existem pequenas ações que podem tornar a sua estadia mais sustentável. Deixamos algumas dicas de como o pode fazer.
Dicas para umas férias amigas do ambiente
- Evitar o uso de objetos descartáveis – utilize ao longo da sua estadia a nossa garrafa reutilizável de vidro para água. Poderá ter acesso à sua garrafa na receção e reutilizá-la nos postos de abastecimento. Nos nossos apartamentos ou moradias, os objetos são igualmente reutilizáveis e estão completamente ao seu dispor. Substituímos também os tradicionais frascos miniatura de champô e gel banho, por dispensadores eco-friendly recarregáveis. Nas nossas comunicações promocionais elegemos o uso de papel reciclado, no entanto, sempre que possível utilizamos meios digitais para transmitir as nossas mensagens.
- Poupar água – Nunca é demais relembrar que devemos poupar água durante a nossa rotina diária. No nosso resort ambicionamos reduzir o desperdício deste bem precioso e como tal, foram aplicadas informações de como proceder em cada alojamento, foi criado também um plano de gestão interna para diminuir o consumo da água. As torneiras dos alojamentos e as restantes dos espaços comuns, têm um redutor de caudal e reduzimos as lavagens das toalhas e a quantidade de detergente usado.
- Reciclagem nas férias – No Jardim da Meia Praia encontrará vários pontos de reciclagem. Estão em todos os alojamentos, na zona da piscina e restantes espaços comuns. Existem informações junto dos pontos de reciclagem, que ensinam a proceder à correta separação dos resíduos.
- Consumo de produtos locais e sazonais – Conheça a cultura portuguesa através da gastronomia e ajude o ambiente ao optar por produtos frescos, locais e sazonais. Nos mercados de peixe, legumes e frutas de Lagos, conseguirá desfrutar uma dieta rica e ainda ajudar pequenos produtores da região. O ambiente também agradece ao escolher estes produtos, sendo na sua maioria, produzidos sem recurso a organismos geneticamente modificados, nem contaminantes e nem pesticidas.
- Mobilidade verde nas férias – Conheça Lagos e a região por meio de transportes verdes. Percorra a pé ou de bicicleta as ruas de Lagos e fique a conhecer de perto cada recanto da cidade. Os meios de transporte coletivos também são uma opção para conhecer outras cidades durante a sua estadia. Se precisar de informações sobre horários e bilhetes dos transportes coletivos, dirija-se à nossa receção.
Saiba mais sobre as nossas práticas de responsabilidade ambiental, aqui.
Não se esqueça de hoje apagar as luzes das 20.30h às 21.30h para dar uma hora de descanso ao nosso planeta. Juntos temos a missão de preservar a natureza e o meio ambiente!